O candidato venceu a primeira volta das eleições com uma larga vantagem sobre o rival. apelou à unidade nacional e dedicou o resultado ao actual líder
O candidato venceu a primeira volta das eleições com uma larga vantagem sobre o rival. apelou à unidade nacional e dedicou o resultado ao actual líderJuan Manuel Santos venceu a primeira volta das eleições presidenciais na Colômbia, realizadas ontem, 30 de Maio. O candidato do Partido Social da Unidade Nacional conquistou 46,6 por cento dos votos nesta primeira fase; já o seu rival, antanas Mockus, obteve 21,5 por cento.
Num discurso após o pleito, dedicou o resultado a Álvaro Uribe, actual presidente da Colômbia, e apelouà unidade nacional. Cerca de metade do eleitorado,estimado em perto30 milhões de pessoas, votou neste Domingo. a 20 de Junho, decorre a segunda volta das eleições.
O candidato, ex-ministro da Defesa do governo actual, classificou as eleições como uma das mais tranquilas e seguras da história do país, avança a agência ansa. Contudo, a Missão de Observação Eleitoral denunciou vários casos de compra de votos a seu favor.
a imprensa colombiana destaca as grandes perdedoras das eleições: as sondagens. Cálculos errados, em particular,porque os inquéritosconcentraram-se nas grandes cidades e colocaram de parte as zonas rurais, revela o jornal francês, Le Monde.