Iniciativas visam sensibilizar a população para os malefí­cios do tabaco e alertar para o crescente aumento do número de mulheres fumadoras
Iniciativas visam sensibilizar a população para os malefí­cios do tabaco e alertar para o crescente aumento do número de mulheres fumadorasOs efeitos do tabaco são bem conhecidos. Mas, no caso do fumador ser mulher, há outras consequências, como a redução da taxa de fertilidade, aumento dos riscos para problemas cardiovasculares e respiratórios, entre outros.
Para assinalar as comemorações deste ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu o tema O tabaco e o género, com ênfase para publicidade dirigida às mulheres. O objectivo é alertar a sociedade e os profissionais da saúde para o crescimento do tabagismo entre as mulheres, que iniciam o vício precocemente.
além disso visa chamar a atenção para as estratégias utilizadas pela indústria do tabaco para aumentar o consumo dos seus produtos pelo sector feminino da sociedade. Segundo a OMS, dos mil milhões de fumadores no mundo, cerca de 200 milhões são mulheres.