Pontífice vai entregar o documento de trabalho para a assembleia especial do Sínodo dos bispos para o Médio Oriente
Pontífice vai entregar o documento de trabalho para a assembleia especial do Sínodo dos bispos para o Médio OrientePeço as vossas orações pela paz e prosperidade do todo a população de Chipre, assim como pela preparação da assembleia especial (do Sínodo), afirmou Bento XVI. Durante o ângelus deste domingo da Santíssima Trindade, o bispo de Roma frisou que a sua viagem apostólica a Chipre é, também, momento de encontro e de oração com os fiéis católicos e ortodoxos.
O Santo Padre recordou a beatificação de uma religiosa do Instituto das Filhas da Imaculada Conceição de Buenos aires, esta manhã, no Vaticano. Maria Pierina De Micheli dedicou-se ao serviço educativo na argentina e na Itália, no início do século XX. O Senhor dotou-a de uma extraordinária devoção ao Santo Rosto, que a manteve sempre nas provações e na doença. Morreu em 1945 e os seus despojos repousam em Roma, no Instituto Espírito Santo.
Na breve catequese que fez em italiano, Bento XVI citou um comentário do teólogo Romano Guardini, a propósito do sinal da cruz. Fazemos o sinal da cruz antes de rezar – prosseguiu o Pontífice – para que nos pacifique espiritualmente, para concentrar em Deus pensamentos, coração e intenções; depois de rezar, o repetimos para que aquilo que Deus nos doou permaneça em nós. Ele envolve todo o ser, corpo e alma, e tudo é consagrado em nome de Deus uno e trino, assinalou neste domingo da Santíssima Trindade. O sinal da cruz e o nome de Deus vivo abrangem o anúncio gerador de fé e inspirador de oração, explicou, lembrando que, na liturgia dominical os sacerdotes concedem, de semana em semana, o pão da Palavra e da Eucaristia.