O continente tem de apostar na sua agricultura, dizem muitos. Uma organização dedicada ao estudo do arroz vai melhorar uma espécie africana mais resistente ao clima
O continente tem de apostar na sua agricultura, dizem muitos. Uma organização dedicada ao estudo do arroz vai melhorar uma espécie africana mais resistente ao climaO que é local é melhor para África, considera o africaRice, importante centro de investigação sobre o arroz, localizada no Benim.com esta afirmação a organização anunciava a sua nova aposta. Nos próximos tempos, vai dar prioridade ao desenvolvimento de uma espécie de arroz com mais de 3500 anos – o Oryza Glaberrima.
apenas se encontra em África, mas apresenta-se como sendo mais resistente ao clima africano. as condições de produção serão ainda mais duras por causa do aquecimento climático e a Oryza Glaberrima adapta-se facilmente, afirmou Koichi Futakuchi, perito da africaRice, segundo a agência IRIN. Estudos comprovam que o arroz africano, inicialmente ignorado, afinal possui características valiosas. além de ser saboroso, resiste mesmo em solos inférteis.
De acordo com a agência das Nações Unidas para a alimentação e agricultura – FaO – a produção de arroz na África Subsariana subiu de 16 para 18 por cento, em 2008. Em 2009, aumentou mais 4,5 por cento. Em tempo de crise alimentar, registou-se um aumento brutal da sua produção em alguns países. No Sahel, centro de África, a diferença chegou a atingir 44 por cento.