Fundada em 1982, a organização do ramo da saúde destaca-se na prevenção da Sida no mais pobre país da américa. O prestigiado prémio internacional foi criado em 2000
Fundada em 1982, a organização do ramo da saúde destaca-se na prevenção da Sida no mais pobre país da américa. O prestigiado prémio internacional foi criado em 2000O Centro GHESKIO, maior organização não governamental dedicada ao estudo, serviço clínico e formação sobre o HIV/Sida, no Haiti, foi a entidade premiada. além do título, receberá uma recompensa de um milhão de dólares pela eficaz actuação na prevenção da propagação da doença no país, ao longo de anos, revela o jornal local Le Nouvelliste. Este prémio é dedicado aos órgãos que conseguem, a longo termo, salvar vidas nos países em desenvolvimento; aos órgãos que são um exemplo a seguir para os outros, declarou o presidente da Global Health Council. Ogrupo do sector da saúde ésupervisor do Prémio Gates de Saúde Global.
O Centro é líder mundial no seu ramo de actuação e uma das primeiras organizações não governamentais especializadas no vírus da Sida, em todo o mundo. Ficou parcialmente danificado em Janeiro, devido ao violento terramoto. No laboratório e centro de tratamento para a tuberculose verificam-se importantes estragos. após acatástrofe, que destruiu grande parte da capital do país, o edifício da GHESKIO serviu de abrigo para milhares de feridos.