Presidente declara estado de calamidade pública na Guatemala. Jornalista morre, atingido por uma pedra de um vulcão em erupção
Presidente declara estado de calamidade pública na Guatemala. Jornalista morre, atingido por uma pedra de um vulcão em erupçãoO vulcão Pacaya afecta as regiões do centro e sul do país. Segundo as autoridades da Guatemala, já fez uma vítima, feriu pelo menos 20 pessoas e deixou três crianças desaparecidas na última quinta-feira, 27 de Maio. agências de comunicação internacionais adiantam informações sobre as consequências que o fenómeno natural estar a ter no país da américa Central.
Donald Gonzalez, porta-voz da polícia local, revelou a identidade da vítima mortal. Trata-se de um jornalista ao serviço da emissora de televisão, a Noti7. Este estava a fazer a cobertura da actividade vulcânica, quando foi atingido na cabeça por uma pedra. Oseu corpo foi encontrado a poucos metros do carro de reportagem.
O governo declarou estado de calamidade pública nas zonas centro e sul do país, devido à erupção do vulcão Pacaya, situado a 50 km ao sul da capital. O estado de calamidade foi decretado nos departamentos de Escuintla, a sul, e no Guatemala, centro. a medida causa a limitação das garantias constitucionais para permitir o trabalho das autoridades e das equipes de socorro, disse Ronaldo Robles, secretário de comunicação da Presidência.
após a forte erupção do Pacaya, registada por volta das 19h (hora local), o vulcão começou a soltar pequenas rochas, areia e cinzas, num raio de mais de 100 quilómetros. Quatro povoações localizadas nas proximidades do vulcão foram evacuadas. De acordo com as autoridades, entre 1. 600 e 2. 000 pessoas estão desalojadas, e três crianças, entre os 7 e 10 anos, estão desaparecidas.
a chuva de areia que, na capital guatemalteca alcançou mais de 10 centímetros de espessura, provocou mais de 35 acidentes de trânsito. Dezenas de motoristas sofreram lesões sem muita gravidade. as autoridades ordenaram o encerramento do aeroporto internacional, La aurora, pois a pista encontra-se repleta de cinzas e areia. Os voos estão a ser desviados para aeroportos alternativos.