O Papa declarou ter depositado aos pés de Nossa Senhora, em Fátima, as preocupações dos bispos e rezou a parte final da oração que dirigiu à Virgem no encontro com o clero
O Papa declarou ter depositado aos pés de Nossa Senhora, em Fátima, as preocupações dos bispos e rezou a parte final da oração que dirigiu à Virgem no encontro com o clero a vontade de promover uma renovada estação de evangelização não esconde as feridas de que está marcada a comunidade eclesial, pela debilidade e pelo pecado de alguns dos seus membros, afirmou Bento XVI durante um encontro com os bispos italianos. aos prelados disse ainda que esta humilde e dolorosa admissão (do pecado) não deve fazer esquecer o serviço gratuito e apaixonado de tantos crentes, começando pelos sacerdotes. Em pleno ano sacerdotal, o Pontífice lembrou que esta é uma oportunidade para promover a renovação interior dos mesmos.
Na assembleia geral da Conferência Episcopal Italiana, que decorre no Vaticano, os bispos assumiram como preocupação para os próximos dez anos, a educação. Educar é formar as novas gerações para aprenderem a entrar em relação com o mundo, fortalecidos com uma memória significativa, com um património interior partilhado, com a verdadeira sapiência que, ao mesmo tempo reconhece o fim transcendente da vida, orienta o pensamento, os afectos e o juízo.
O Papa defendeu ainda que não podemos ceder ao desânimo e à resignação aliás, nunca foi fácil educar, mas não devemos render-nos: seríamos infiéis ao mandato que o próprio Senhor nos confiou. E aconselhou os bispos a despertarem nas comunidades, aquela paixão educativa, que não se reduz a uma didáctica, a um conjunto de técnicas e nem sequer à transmissão de princípios áridos.