Manifestantes reclamam de um projecto de lei e exigem a saída do presidente, René Préval. O governo condena a organização de protestos «destabilizadores»
Manifestantes reclamam de um projecto de lei e exigem a saída do presidente, René Préval. O governo condena a organização de protestos «destabilizadores»Milhares de haitianos manifestaram, esta semana, pelas ruas da capital, Port-au-Prince, o seu descontentamento. Exigiram a renúncia do presidente, René Préval, e a retirada das tropas da missão das Nações Unidas, MINUSTaH. Grande parte dos que protestavam defendiam o regresso do antigo líder haitiano, Jean Bertrand aristide, exilado na África do Sul. Nas proximidades do palácio presidencial, centenas de manifestantes contestaram a recente iniciativa do presidente: um projecto de lei para prolongar o seu mandato constitucional. Pedido aceite pelo Senado, a 11 de Maio,segundoa agência adital.
O ministro dos assuntos sociais e do trabalho haitiano, Yves Christalin, criticou as manifestações que considera destabilizadoras a poucos meses do fim do mandato presidencial, revela o jornal local, Haiti en Marche. O que é necessário – disse – são eleições credíveis para permitir ao presidente retirar-se no tempo previsto pela Constituição. O responsável mostrou-se preocupado com as pessoas mais vulneráveis. apontou, em particular, para a nova geração de deficientes, vítimas do violento sismo de 12 de Janeiro.