as conferências do Lesoto, Namí­bia, África do Sul e Zimbabué reuniram-se para analisar o problema do tráfico humano. Vão organizar acções de sensibilização
as conferências do Lesoto, Namí­bia, África do Sul e Zimbabué reuniram-se para analisar o problema do tráfico humano. Vão organizar acções de sensibilizaçãoO tráfico de seres humanos é um fenómeno complexo, consequência de vários factores como a pobreza, fraca economia, mão-de-obra barata e conflitos, alertam bispos de países da África austral. Os governos estão conscientes deste problema, mas parecem dar pouca prioridade a este fenómeno. a maior parte dos países da nossa região não possui muitos recursos humanos e financeiros para enfrentar o problema do tráfico de seres humanos, afirmamem comunicado, segundo a agência Fides.
Os grupos religiosos desempenham um papel importante na sensibilização para o problemadotráfico de pessoas. a IMBISa- organização que reúne as conferências episcopais de nove países da África austral – organizou um encontro em Joanesburgo, África do Sul, a 18 e 19 de Maio. O objectivo era debater a questão, em particular o elevado número de mulheres e crianças moçambicanas a entrar ilegalmente nesse país: 300 por semana. Problema que pode agravar-se com a realização do Campeonato Mundial de Futebol, em Junho.
Os participantes no encontro decidiram organizar grupos de consciencialização nos seus países. Vários workshops serão realizados nos próximos meses no Zimbabué, Lesoto, Namíbia, e África do Sul sobre a dimensão do problema. Os temas abordados serão: definição de tráfico de seres humanos, praxes usada pelos traficantes, identificação das vítimas do tráfico, modalidade para a assistência às vítimas, ensino social da Igreja e posição da Igreja sobre a questão.