a excelente época de colheitas de milho vai assegurar a segurança alimentar no país. Um bom exemplo de que o futuro do continente passa pela agricultura
a excelente época de colheitas de milho vai assegurar a segurança alimentar no país. Um bom exemplo de que o futuro do continente passa pela agricultura a Zâmbia conseguiu um recorde histórico de colheitas, neste ano de 2009-2010. No total, 2,8 milhões de toneladas de milho foram recolhidas, apesar das fortes chuvas que destruíram vários campos agrícolas, nos últimos meses. O ministro da agricultura, Peter Daka, informou que se tratava de um aumento de 48 por cento, em relação à estação de colheitas de 2008-2009, adianta a agência missionária MISNa.
O facto é notícia em grande parte dos órgãos de comunicação socialnacionais. O jornal Post of Zâmbia revela que, há já 20 anos, que tal não se verificava. a revitalização do sector da agricultura permitiu ao país africano reduzir a sua dependência das exportações, em poucos anos.
O governo da Zâmbia anunciou que a segurança alimentar da população está, assim, assegurada; as sobras das colheitas serão destinadas à exportação. Esperam-se resultados semelhantes na produção de outros bens alimentares como o fermento e o arroz.