«O nosso desafio comum continua a ser a plena implementação» da “Declaração sobre a Concessão de Independência aos países e Povos Coloniais”
«O nosso desafio comum continua a ser a plena implementação» da “Declaração sobre a Concessão de Independência aos países e Povos Coloniais”Há 16 territórios em todo o mundo que permanecem sem autodeterminação no seu governo e devem poder ter total liberdade para decidir do seu futuro estatuto, afirmou esta quarta-feira o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, num fórum sobre a descolonização.
O nosso desafio comum continua a ser a plena implementação da Declaração, disse ao seminário de três dias que decorre em Noumea, Nova Caledónia, um dos referidos territórios, referindo-se à Declaração sobre a Concessão de Independência aos Países e Povos Coloniais, que este ano assinala o seu 50 º aniversário.
Peço a todos os envolvidos que envidem esforços renovados e criativos para este fim. Em especial, encorajo os poderes administrativos e os povos dos territórios sob sua administração a trabalharem com o Comité Especial das Nações Unidas para a descolonização, no sentido de um diálogo genuíno e orientado para a acção, disse numa mensagem.