apesar das divisões existentes no seio da sociedade sul-africana, o grande evento desportivo consegue unir os cidadãos em gestos de apoio à selecção
apesar das divisões existentes no seio da sociedade sul-africana, o grande evento desportivo consegue unir os cidadãos em gestos de apoio à selecçãoJá falta muito pouco para a abertura do Campeonato Mundial de Futebol. Nestes últimos dias, um espírito de patriotismo invadiu as terras sul-africanas. Motoristas exibem, com orgulho, a bandeira nacional nos seus carros; trabalhadores vestem a camisola da selecção, os Bafana Bafana, à sexta-feira. É o orgulho e entusiasmo que leva muitos adeptos a fazê-lo. Sinto que faço parte da equipe. Espero que possamos provar aos cépticos que a África do Sul é mais do que capaz de sediar um evento tão grande quanto a Copa do Mundo, afirma um deles, citado pela Federação Internacional de Futebol.
O Conselho Internacional de Marketing, responsável pela promoção do país fora das suas fronteiras, diz estar satisfeito com a atitude dos cidadãos nacionais. Estes têm respondido de forma positiva às campanhas agite a Bandeira e Futebol às Sextas. Miller Matola, presidente da empresa, julga que o campeonato pode aumentar o sentimento de identificação, entre a população. Se cada vez mais as pessoas agitarem a bandeira nacional, vestirem a camisa da selecção e cantarem o hino, não tenho dúvida de que o futebol ajudará a aumentar a união e o orgulho pelo país.
O futebol não é o desporto predilecto de toda a população sul-africana. Sempre foi considerado o parente pobre do desporto da maioria negra e de algumas minorias, como os portugueses e gregos, explica Carlos Domingos. Contudo, o grande evento desportivo pode ser muito positivo para a sociedade sul-africana. Os Bafana Bafana estão longe de poderem competir, ombro a ombro, com equipas estrangeiras. Mas, se chegassem à segunda fase, isso seria uma injecção extra de optimismo para toda a nação, que veria neles uma equipa ganhadora e representativa do empreendedorismo, afirma o missionário da Consolata.