O Exército de Resistência do Senhor é responsável por vários milhares de mortes, na África Central. Existe desde 1986 e começou por actuar no Sudão
O Exército de Resistência do Senhor é responsável por vários milhares de mortes, na África Central. Existe desde 1986 e começou por actuar no SudãoO alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados mostra preocupação perante o aumento da violência contra civis da República Democrática do Congo, Sudão e República Centro-africana. Os ataques são perpetrados pelo grupo rebelde – Exército de Resistência do Senhor (LRa). Tem feito centenas de mortos nos três países.
O leste da RDCongo sofre continuamente com os actos deste grupo rebelde. Em fins de Fevereiro, o LR a terá morto cem pessoas, inclusive crianças. Entre 20 de Março e 6 de Maio, registaram-se dez ataques do mesmo na República Centro-africana. Resultado: 35 mortos e 10 mil deslocados. Só no Sudão, o Exército de Resistência do Senhor é acusado de ter morto 2. 500 pessoas e forçado 87 mil a deslocar-se.
O LR a [sigla em Inglês] foi criado em 1986 no Uganda.começou por actuar no Sudão, em 1993. Depois estendeu-se para a República Democrática do Congo, em 2005, e em 2009, para a República Centro africana.