a professora de francês na universidade Ispahan tinha sido detida em Julho de 2009. O longo processo baseado em acusações de espionagem terminou
a professora de francês na universidade Ispahan tinha sido detida em Julho de 2009. O longo processo baseado em acusações de espionagem terminou a jovem francesa, retida no Irão desde 1 de Julho de 2009, regressou finalmente ao seu país, a França. Está livredas graves acusações que recaíam sobre ela: participação activa nas manifestações pós-eleitorais de Teerão e espionagem. O avião do governo francês em que se encontrava aterrou, ontem à tarde, no aeroporto militar de Villacoublay. À sua chegada, foi recebida pelo presidente da República, Nicolas Sarkosy, conta o jornal francês, Le Figaro.
Frente ao Palácio doEliseu, onde reside o chefe de estado, Clotilde Reissmostou-se feliz por estar de regresso. agradeceu a todos os que foramsolidários com ela. Foi para mim muita emoção e força para superar esta prova, afirmou em relação ao apoio que recebeu. Prestou ainda homenagem aos outros detidos, em particular a dois homens executados em Janeiro de 2010. Penso muito neles, pois fiquei transtornada com as suas histórias de vida, e hoje, livre no meu país, o meu pensamento está com eles, declarou.
a jovem mulher de 24 anos é uma apaixonada pela cultura persa. Viver no Irão era um sonho antigo que conseguiu realizar em 2009. a recém-licenciada encontrava-se no país a dar aulas de língua francesa. acabou por se envolvernas manifestações pós-eleitorais em Teerão. a 1 de Julho de 2009, foi detida, já no aeroporto de Teerão, quando se preparava para regressar a França. Esteve detida durante mês e meio na prisão de Evine. Em agosto de 2009, é libertada sob caução, tendo sida obrigada a permanecer na embaixada francesa até à conclusão do processo. Viu-se livre das penas deprisão, mas foi condenada a pagar uma multa de 285 000 dólares pelas infracções cometidas.