as 40 comunidades migrantes presentes em Roma vão festejar juntas a «Festa dos povos» que decorre em Roma, a 16 de Maio
as 40 comunidades migrantes presentes em Roma vão festejar juntas a «Festa dos povos» que decorre em Roma, a 16 de Maio a festa realiza-se no espaço da basílica de São João de Latrão, num só povo, unido apesar das diversidades culturais. Tem como palco deste evento intercultural e intereligioso a sua espaçosa praça adjacente à basílica. a iniciativa de congregar os diferentes povos da diocese de Roma é dos missionários scalabrinianos em conjunto com os outros Institutos da Família de Scalabrini. a eles juntam-se a Pastoral dos migrantes, a Cáritas diocesana e o apoio do Município e Vicariado da capital.
a iniciativa, que se realiza há 19 anos, pretende sublinhar a relevância eclesial e social das comunidades migrantes presentes na diocese e na cidade, adianta a organização, citada pela Rádio Vaticano. É também objectivo manifestar à sociedade a inteligência da partilha, educar para a aceitação da alteridade e apelar à coragem da convivência na paz e defesa do bem comum.
a organização quer emitir um sinal claro de firme acolhimento e integração digna num país, que parecendo esquecer a sua história de emigração e grande diáspora, tem vindo a assistir ao multiplicar-se de situações preocupantes de violência racista e xenofobia crescente. O programa tem início logo às 9h e inclui debates públicos sobre a migração em Itália, conferências sobre temas culturais e jogos de animação. Depois da Santa Missa na basílica papal de São João deLatrão, haverá petiscos e receitas várias para provar. as iguarias de Cabo Verde, Portugal e Brasil estão presentes.