Há quase cinco anos que não ocorriam. Os últimos acontecimentos no ministério da justiça alimentavam esperanças de que a sentença fosse abolida
Há quase cinco anos que não ocorriam. Os últimos acontecimentos no ministério da justiça alimentavam esperanças de que a sentença fosse abolidaO governo de Taiwan executou quatro pessoas, a 30 de abril; as primeiras desde Dezembro de 2005. Caiem as esperanças que o mundo alimentava, de ver a ilha asiática caminhar em direcção à abolição da sentença capital. a demissão da ministra da justiça, em Março, consequência da sua oposição à pena de morte, assim como as declarações do novo ministro criaram expectativas agora frustradas.
No total, 139 países aboliram a sentença capital da sua legislação ou deixaram de a aplicar. a amnistia Internacional apela as autoridades de Taiwan a decretarem uma moratória sobre as execuções e a tomarem as medidas necessárias para a sua abolição. Taiwan, por seu lado, já anunciou continuar a avaliar soluções para a substituição da pena de morte. Intenções que não têm muito valor enquanto continuar a haver execuções, lê-se no site da organização.