Promover o negócio entre grupos com poucas oportunidades de mostrar o seu trabalho é um dos objectivos do evento. Uma alternativa na luta contra a pobreza
Promover o negócio entre grupos com poucas oportunidades de mostrar o seu trabalho é um dos objectivos do evento. Uma alternativa na luta contra a pobreza a 8 de Maio, celebra-se o Dia Mundial do Comércio Justo. Desfiles de moda, leilões de artes e outras actividades artísticas e culturais marcam a data. O objectivo é provar que o comércio justo pode ser uma solução para a pobreza, alterações climáticas, insegurança alimentar e crise global. No âmbito desta comemoração, decorre um Encontro Internacional de Comércio Justo, no Rio de Janeiro, Brasil. Conta com palestras, mesas redondas e apresentação de casos de sucesso. Cerca de 120 artesãos de 23 estados e do distrito federal participam, apresentando produtos diversos, avança a agência adital.
a prática do comércio justo tem, particularmente, em conta os grupos excluídos, nomeadamente as crianças vítimas de trabalho infantil. Recebem apoio para se desenvolver erecebem orientações sobrecomercialização, design, embalagens, logótipo e plano de negócios, explica Marcelo Weber, responsável do Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas. O evento pretende promover o negócio entre grupos que têm poucas oportunidades de apresentar o seu trabalho. Visa ainda esclarecer o que é o comércio justo e a quem se dirige.