Fora do país, é elogiado pelas políticas sociais adoptadas e redução da pobreza. Dentro, enfrenta agora fortes protestos em relação ao aumento dos salários
Fora do país, é elogiado pelas políticas sociais adoptadas e redução da pobreza. Dentro, enfrenta agora fortes protestos em relação ao aumento dos salários a central Operária Boliviana realizou, ontem, 4 deMaio,a primeira greve nacional do mandato de Evo Morales, presidente do país. Na origem da paralisação de 24 horas está o aumento de 5 por cento do salário mínimo nacional, concedido pelo governo da Bolívia. Os trabalhadores exigem um aumento acrescido: 12 por cento para os operários e 15 por cento para ospolícias.
O dia de ontem ficou marcado por várias manifestações em diversos pontos do país. a pior ocorreu frente ao ministério do trabalho. Operários tentaram tomar de forma violenta o edifício e agrediram funcionários. Dos confrontos entre os manifestantes e autoridades policiais resultaram um ferido e 17 detidos, revela o jornal local, El Diario. as mobilizações sociais de protesto começaram na passada semana.
O governo alega que o aumento superior a 5 por cento pode gerar uma inflação. Pretende, contudo, manter o diálogo com os sectores discordantes. O primeiro presidente indígena do país, que até então gozava de certa popularidade, é agora criticado nas suas tomadas de posição. Nos últimos anos, tem recebido boas críticas devido às políticas sociais adoptadas e redução da pobreza em 10 por cento.