é o início de uma longa caminhada necessária para melhorar a saúde do povo de Serra Leoa, um dos países mais pobres do mundo. O sistema de saúde é muito deficitário
é o início de uma longa caminhada necessária para melhorar a saúde do povo de Serra Leoa, um dos países mais pobres do mundo. O sistema de saúde é muito deficitárioDoadores e organizações internacionais congratulam-se com uma nova medida do governo no sector da saúde, adoptada a 27 de abril. Cerca de 1. 5 milhão de mulheres e crianças vão beneficiar de cuidados de saúde gratuitos, informa o jornal afrik.com. Uma revolução na área, segundo a direcção de saúde reprodutiva e da infância do ministério da saúde. Esperam-se por melhorias significativas, num país com elevadas taxas de mortalidade materna e infantil. Uma em cada cinco crianças morre antes de atingir os cinco anos; uma em cada oito mulheres falece devido a complicações durante o parto.
Contudo, o sistema de saúde da Serra Leoa é bastante deficitário. apresenta várias lacunas que terão de ser resolvidas para obter as melhorias tão desejadas. Há falta de água canalizada e de electricidade, falta de material adequado e de técnicos de saúde. Médicos cubanos e nigerianos trabalham no país para suprir a falta de pessoal. Os utentes contam apenas com cerca de três médicos por cada 100 mil habitantes. Deveriam ser mais de 200.