Grupos minoritários têm mais dificuldades em fazer valer o seu direito à educação. Menos de um terço das crianças deficientes da américa Latina vão à escola
Grupos minoritários têm mais dificuldades em fazer valer o seu direito à educação. Menos de um terço das crianças deficientes da américa Latina vão à escola a educação é um direito de todos os seres humanos. Contudo, no continente latino-americano continua a ser um privilégio de alguns. Muitos não conseguem ingressar nas escolas ou deixam de estudar por motivos de discriminação. Deficientes, negros, e outros grupos minoritários enfrentam maiores dificuldades no acesso à educação, revela a agência adital.
Só 20 a 30 por cento das crianças deficientes da américa Latina e Caribe vão à escola. Também existe preconceito em relação a jovens e adultos. apenas por serem mais velhos, julgam-nos sem direito à educação. Uma situação preocupante, se tivermos em conta as taxas de analfabetismo. Embora a média seja de 10 por cento,no Haiti, metade da população não sabe ler nem escrever.
além do factor discriminação, há ainda o problema do financiamento dos sistemas educacionais. O ensino gratuito está longe de ser uma realidade no continente. a falta de equipamento ede recursos humanos; os acessos físicos à instituição e a sua adaptação às necessidades, como o ensino especial para crianças deficientes ou problemas de aprendizagem, são questões decisivas. a CLaDE – Campanha Latino-americana pelo Direito à Educação – discute este conjunto de questões na sua 6a assembleia, que decorre entre os 3 e 5 de Maio, no Brasil.