O tratado assume-se como um instrumento fundamental nos esforços internacionais para o uso Pacífico da tecnologia nuclear. Conta com 187 estados-membros
O tratado assume-se como um instrumento fundamental nos esforços internacionais para o uso Pacífico da tecnologia nuclear. Conta com 187 estados-membrosTem início hoje, 3 de Maio, a conferência mundial de 2010 para a revisão do Tratado de Não Proliferação de armas. O encontro decorre em Nova Iorque, na sede das Nações Unidas, até dia 28 de Maio. O tratado é um acordo internacional para prevenir a propagação de armas e tecnologia nuclear. Visa o uso pacífico da energia e o desarmamento nuclear à escala mundial.
O acordo entrou em vigor em 1970. as conferências ocorrem de cinco em cinco anos. Discutem-se medidas para fortificar o compromisso entre vários países. O controlo do cumprimento das obrigações dos estados que ratificaram o tratado é um dos pontos importantes.
Há sinais positivos para e edição 2010. Rússia e Estados Unidos assinaram um acordo, em início de abril, que os obriga a reduzir em 30 por cento o seu arsenal nuclear. as duas potências mundiais reúnem 95 por cento das armas existentes em todo o mundo.