Um professor de uma escola privada de Lisboa acompanhou os alunos numa jornada de reflexão sobre questões fundamentais da vida, junto dos Missionários da Consolata
Um professor de uma escola privada de Lisboa acompanhou os alunos numa jornada de reflexão sobre questões fundamentais da vida, junto dos Missionários da ConsolataPedro Jesus lecciona, hásete anos, no Colégio de Santa Doroteia em Lisboa. Numa conversa informal e descontraída, o professor de religião e deartes, natural do Funchal, explica algumas razões que o levam a confiar e apostar na juventude.
Sem querer fazer generalizações, o docente explica que muitos dos seus alunos pretendem ter o mesmo nível de vida dos pais. Muitos deles vivem muito protegidos e estão pouco preparados para a dura realidade do mundo de hoje. alguns, por terem em abundância, não se foram educando na conquista das metas que pretendem atingir. Muito do que vão conseguindo é-lhes entregue de bandeja, sem exigência de grandes esforços.
No colégio, os professores incentivam os alunos a viver experiências de aproximação à realidade, de modo a que se apercebam de problemas que afectam grande parte dos que os rodeiam. Falando da sua função de educador, Pedro Jesus confessa que este é um caminho que o realiza. Isto, por acreditar que está a contribuir para ajudar rapazes e raparigas a maravilhar-se com o conhecimento, com os outros e com experiências de transformação do mundo.
Referindo-se à falta de recursos que afecta inúmeros colegas de profissão, fala com admiração dos que ensinam nas favelas ou em periferias de grandes cidades dos países em desenvolvimento. Profissionais que não contam com os meios e oportunidades de muito professores em Portugal. O docente está consciente dessa dura realidade. Porém, encoraja-os a continuar a lutar. Isto, para que a escola seja um local onde os jovens sonhem com um mundo mais justo e tentem tranformá-lo num mundo melhor; que a escola sirva para os transportar para outras realidades possíveis.