autoridades realizam apreensão histórica de madeira ilegal, numa área protegida do Pará, a norte do Brasil. Foram apreendidos cerca de 60 mil metros cúbicos
autoridades realizam apreensão histórica de madeira ilegal, numa área protegida do Pará, a norte do Brasil. Foram apreendidos cerca de 60 mil metros cúbicosEsta pode ser a maior apreensão desta matéria-prima na história do Brasil, garante Paulo Teles, delegado da Polícia Federal, citado pela rede WWF, Fundo Mundial para a Natureza. O corte da madeira foi feito de forma selectiva, pois provém de árvores de alto valor económico. a operação continua; as autoridades esperam encontrar maiores quantidades de madeira ilegal e descobrir os responsáveis.
a reserva Extrativista (resex) Renascer foi criada em julho de 2009. Protege 400 mil hectares de floresta nos quais vivem cerca de 600 famílias de um conjunto de 14 comunidades. No território actuam serrarias, cujas licenças foram aprovadas antes da criação da unidade, que se recusam a sair do local. Por esse motivo, as autoridades resolveram fiscalizar a região, dando início à operação arco de Fogo.
a apreensão histórica de madeira ilegal alerta para um dos maiores problemas da amazónia. a exploração ilegal de minérios é uma realidade em outras reservas da floresta. a extracção ilegal de madeira é uma das principais causas da desflorestação. Motivo de degradação do ecossistema e perda da diversidade biológica do Brasil – a mais rica do mundo.