O alto-comissário das Nações Unidas para os Refugiados manifestou a sua satisfação pela recondução no cargo. antónio Guterres diz ser “um privilégio extraordinário” continuar este trabalho
O alto-comissário das Nações Unidas para os Refugiados manifestou a sua satisfação pela recondução no cargo. antónio Guterres diz ser “um privilégio extraordinário” continuar este trabalhoÉ um privilégio extraordinário, no mundo de hoje, podermos dedicar a nossa vida a uma causa que é uma causa em favor daqueles que, porventura, têm no mundo a mais vulnerável das posições, declarou, no Parlamento Europeu, em Bruxelas. O segundo mandato do português à frente do aCNUR (sigla do organismo), por mais cinco anos, terá início a 15 de Junho. Na última semana, secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, propôs a recondução de antónio Guterres à frente do alto Comissariado para os Refugiados.
Numa conferência de imprensa conjunta com a comissária europeia dos assuntos Internos, Cecília Malmstrom. , antónio Guterres defendeu que a Europa tem que dar o exemplo como referência em direitos humanos no asilo aos refugiados. Citado pela Lusa, o antigo primeiro-ministro disse que a Europa é uma referência em direitos humanos em geral e uma referência em asilo em particular.
No entanto, o sistema de asilo continua muito disfuncional, com muitos sistemas diferentes em muitos países, pelo que é muito difícil gerir o asilo no continente europeu. antónio Guterres apelou aos Estados membros e às diferentes instituições europeias para que avancem, porque é absolutamente essencial para a coerência do sistema e para a segurança das pessoas um verdadeiro sistema europeu de asilo.