Nova lei provoca medo entre imigrantes clandestinos e divisão entre autoridades políticas. 60 por cento dos que vivem no arizonas são mexicanos
Nova lei provoca medo entre imigrantes clandestinos e divisão entre autoridades políticas. 60 por cento dos que vivem no arizonas são mexicanosDentro de três meses, o estado americano do arizonas vai adoptar uma lei que criminaliza a entrada e permanência de imigrantes sem documentos. Trata-se de uma das mais severas medidas tomadas contra estrangeiros. No futuro, as autoridades policiais poderão deter qualquer imigrante que não traga consigo documentos de identificação. Estes ficam sujeitos a uma pena de seis meses de prisão e uma multa de 2. 500 dólares, informa a agência adital.
a lei foi contestada durante o fim-de-semana, através de fortes manifestações. O poder público local encara a nova legislação como uma forma de protecção dos cidadãos do arizonas e prevenção contra a delinquência. Já, o presidente norte-americano, Barack Obama, considera-a irresponsável. anunciou que o departamento de justiça vai avaliar a sua validade dentro do respeito pelos direitos civis.
Estima-se que haja cerca de 12 milhões de pessoas sem documentos a viver nos Estados Unidos. 460 mil encontram-se no arizonas, localizado no sudoeste do país. Mais de metade provêm do vizinho, México.