Há muito para mudar, tanto nas estruturas físicas como na forma de detenção. Uma das prioridades da reforma será a falta de espaço nas prisões
Há muito para mudar, tanto nas estruturas físicas como na forma de detenção. Uma das prioridades da reforma será a falta de espaço nas prisõesas autoridades do Senegal vão proceder a uma reforma do sistema penitenciário. O processo deve prolongar-se até 2013. Várias mudanças são necessáriasdentro dos estabelecimentos. Os prisioneiros enfrentam situações de violência e promiscuidade no seu dia-a-dia. Isto para não falar da fome, epidemias, falta de medicamentos. Grande parte das prisões estão sobrelotadas informa o jornal afrik.com.
Os centros de detenção não acompanharam a evolução da sociedade. Nenhum centro penitenciário foi construído desde a independência do país em 1960. Contudo, registou-se um forte crescimento demográfico e aumento da delinquência. Contam-se 37 centros de detenção para cerca de 17 mil prisioneiros.
a reforma penitenciária pretende melhorar as condições de vida dos detidos. Uma das prioridades é a falta de espaço nos estabelecimentos. Pretende-se aumentar o número de celas e melhorar o quadro em queocorrem as detenções. Os funcionários das prisões receberão formação contínua. as autoridades esperam que o processo sirva de modelo para outras nações africanas. Este é também a esperança de muitos prisioneiros.