a petição já conta com 9117 assinaturas, mas pretendem-se dois milhões. O objectivo é conseguir que o importante papel das mulheres no continente seja reconhecido
a petição já conta com 9117 assinaturas, mas pretendem-se dois milhões. O objectivo é conseguir que o importante papel das mulheres no continente seja reconhecidoUma campanha internacional pretende que as mulheres africanas sejam as vencedoras do prémio Nobel da Paz 2011. Nascida em Itália, a iniciativa é da CIPSI, entidade que reúne 42 associações de solidariedade, e de Chiama l’africa, do Senegal. a proposta é bastante original. Visa o reconhecimento não de uma pessoa ou entidade, mas sim de um colectivo.
Para que tal aconteça, a organização procedeu ao lançamento de um manifesto, subscrito por personalidades internacionais. a petição em favor das mulheres africanas já conta com 9117 signatários. O objectivo é alcançar dois milhões de assinaturas a entregar posteriormente ao comité do Prémio Nobel da Paz. Foi ainda lançado um sítio próprio para que os interessados possam consultar as actividades previstas no âmbito desta acção, assim como outras informações relevantes sobre a evolução das mulheres.
a campanha realça o importante papel que as mulheres desempenham diariamente em África. Elas são um motor de desenvolvimento, nos diversos ramos da sociedade. Destacam-se na gestão da economia familiar, mas também na agricultura e comércio. Desempenham uma função fundamental na defesa da saúde, em particular em relação a epidemias como a Sida e a Malária.combatem práticas tradicionais como a mutilação genital feminina. Enfim, lutam pela vida mesmo sabendo que nem sempre são ouvidas.