Um estudo de uma organização colombiana denuncia problemas que afectam os Índios do país, há várias décadas. Um grupo conta com apenas cinco membros
Um estudo de uma organização colombiana denuncia problemas que afectam os Índios do país, há várias décadas. Um grupo conta com apenas cinco membrosMais de metade dos povos indígenas da Colômbia estão em perigo de desaparecer. Segundo um relatório da organização nacional dos índios do país latino-americano, pelo menos 64 povos num total de 102 correm orisco de extinção. 18 comunidades compreendem menos de 200 membros; dez menos de 100 e uma delas apenas cinco. O alerta é dado pela agência Survival, organização de defesa dos direitos dos aborígenes.
Há três graves questõesna origem do problema: o conflito armado; o modelo de desenvolvimento económico; a pobreza. Quanto ao primeiro, lembramos que a guerra civil na Colômbia já dura há cerca de 50 anos. Os índios têm sido, particularmente, afectados. Desde 2002, estima-se que mais de 1400 foram mortos e 74 mil foram expulsos das suas terras. Depois, há que contar com um modelo de desenvolvimento que ignora os direitos indígenas. a exploração de petróleo e barragens hidroeléctricas são perigos crescentes. Os índios são também os cidadãos mais pobres do país; têm dificuldades em aceder aos serviços básicos, como a saúde e educação.