Um terço da população mundial continua a não ter acesso a essas estrutruras. O investimento na água e saneamente pode evitar muitas mortes
Um terço da população mundial continua a não ter acesso a essas estrutruras. O investimento na água e saneamente pode evitar muitas mortesFazer a higiene numa casa de banho é uma necessidade básica e um bem comum entre os países desenvolvidos. Contudo, para um terço da humanidade continua a ser um luxo. No total, 2. 6 mil milhões de pessoas não têm acesso a estruturas sanitárias, alerta a organização, acção Contra a Fome. Uma falha responsável pela morte de 1. 8 milhões de crianças com menos de cinco anos, a cada ano. Em particular devido à diarreia.
O apoio prestado no âmbito da distribuição de água e saneamento, além de ter diminuído, é mal repartido. apenas 42 por cento das ajudas chegam às populações mais necessitadas. a diferença entre os países beneficiados é muita. Entre 2006 e 2008, a Jordânia recebeu uma ajuda financeira de 500 dólares por pessoa sem acesso à água; o Chade apenas obteve três dólares.
Reúnem-se, hoje, 23 de abril, em Washington, 33 ministros e importantes personalidades de países em desenvolvimento e naçõesdesenvolvidas. Vão discutir acções financeiras e políticas, no âmbito dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio. Diminuir o número de vítimas da diarreia; permitir às jovens de prosseguirem os seus estudos e ajudar as mulheres a tornarem-se auto-sustentáveis, entre outros. Decisões importantes que podem melhorar a vida de muitos pelo mundo.