a afirmação é de Jacir de Souza, líder indígena tuxaua. a visita de Lula da Silva serviu para as comunidades pedirem mais ao governo federal
a afirmação é de Jacir de Souza, líder indígena tuxaua. a visita de Lula da Silva serviu para as comunidades pedirem mais ao governo federalChegou a hora de dizer não à escravidão da cachaça [bebida típica] e da fome e também de garantir participação nas instâncias de poder do país, apelou Jacir José de Souza, durante a festa da homologação. a luta agora é pela dignidade dos indígenas da região, disse. O evento que considera um marco simbólico da conquista da comunidade reuniu cerca de oito mil pessoas em Maturuca, no norte de Roraima, segundo o Conselho Indigenista Missionário. Danças, cantos, e outras práticas culturais indigenas marcaram os cinco dias do evento.
a visita de Lula da Silva, a 19 de abril, foi um dos momentos altos. além das homenagens, a presença do presidente serviu para que os indígenas manifestassem algumas exigências. Membros das comunidades pediram ao governo federal que investisse na melhoria das condições de vida das populações da região. Não queremos grandes obras e sim a vida, afirmou Jacir de Souza, em relação ao Programa de aceleração do Crescimento [conjunto de políticas económicas]. O dirigente brasileiro reconheceu os direitos dos índios às suas terras e infra-estruturas, como a água potável e luz. apesar dos esforços é preciso mais, disse.