O projecto vai afectar a vida de milhares de Índios. além do impacto ambiental que terá na floresta, há ainda o perigo de transmissão de doenças
O projecto vai afectar a vida de milhares de Índios. além do impacto ambiental que terá na floresta, há ainda o perigo de transmissão de doençasMilitantes e representantes indígenas manifestaram-se na passada semana contra uma barragem gigante que está a ser construída, em Belo Monte, na amazónia. No total, eram 850 pessoas. Marcharam na capital brasileira, Brasília, em oposição ao projecto que vai afectar a floresta e milhares de vidas que dependem dela. O governo brasileiro discute um projecto de lei que permite a exploração de minérios em terras indígenas, revela a organização, Survival.
a barragem vai inundar um imenso território. Prevê-se também que seque uma parte do rio Xingu, reduzindo o número de peixes que lá vivem, alimentodos índios. O projecto vai atrair para a região de Belo Monte muitos migrantes, pessoas de outras zonas do país. Facto esse que representa umaameaçapara as comunidades aborígenes, em particular para as mais isoladas. Os índios têm pouca resistência a doenças comuns; o contacto com populações externas pode ser fatal.
a 1 de abril, um documento assinado por mais de cem organizações foi entregue às Nações Unidas. a carta denunciava a aprovação não legal do projecto. as comunidades interessadas não foram devidamente consultadas; alguns militantes já foram ameaçados de morte. Os índios da região apelaram várias vezes à não realização do projecto. alertam paraa possibilidade deconfrontos violentosse esteprosseguir.