Em entrevista à Fátima Missionária, o bispo de Roraima reconhece importantes mudanças, mas garante que ainda existe um forte preconceito em relação aos povos indígenas
Em entrevista à Fátima Missionária, o bispo de Roraima reconhece importantes mudanças, mas garante que ainda existe um forte preconceito em relação aos povos indígenasRoque Paloschi foi ordenado bispo de Roraima, em Julho de 2005. Precisamente três meses depois da assinatura do decreto da homologação da terra indígena – Raposa Serra do Sol. Sobre a caminhada que efectuou junto das comunidades explica: Eu não tinha como negar a história desta Igreja. Eu tinha que me inserir, dentro das minhas limitações. Cinco anos passaram; uma experiência que define como uma grande aprendizagem, uma grande escola.
Marcou-o, em particular, o testemunho heróico das lideranças indígenas. Estas, apesar das ameaças e agressões, nunca quiseram retribuir com a mesma moeda. Destaca ainda a onda de solidariedade da Igreja de todo o mundo, mas também de pessoas extremamente generosas. Perceber que as forças que se opunham foram derrubadas pela clareza de um trabalho conjunto; ver muitos intelectuais a manifestarem-se a favor das minorias e em defesa dos direitos dos povos originários de Roraima, foram outros momentos marcantes.
as mudanças não ocorrem de forma mágica, mas verificam-se importantes factos. Hoje, há um reconhecimento legal. a justiça brasileira teve que por um ponto final às invasões e às agressões. Garante: Para nós foi muito significativo porque os pobres nunca foram respeitados na sua dignidade. a sociedade teve que reconhecer um direito consagrado na Constituição. Na universidade federal funciona, há alguns anos, um centro de educação indígena, destaca ainda. as comunidades começam a ocupar espaço no debate. Têm uma participação mais efectiva na política.
Contudo, há ainda muito preconceito e discriminação em relação aos povos indígenas. Há sinais positivos, mas não se pode dizer que a ferida está curada. E para nós como Igreja é um grande desafio continuar a ter uma presença de esperança junto dos povos indígenas, conclui.
Recorda-se que hoje, 20 de abril,termina a festa da homologação da reserva indígena de Roraima – Raposa Serra do Sol. Teve início no passado 15 de abril. Eram esperadas 18 mil pessoas. O presidente brasileiro, Lula da Silva, esteve presente, ontem, Dia Nacional do Índio, no evento que decorreu em Maturuca.