Lula da Silva foi recebido em Maturuca, no Dia Nacional do índio, 19 de abril, por homens, mulheres e crianças vestidos a rigor, com trajes e adereços, cânticos e danças tradicionais
Lula da Silva foi recebido em Maturuca, no Dia Nacional do índio, 19 de abril, por homens, mulheres e crianças vestidos a rigor, com trajes e adereços, cânticos e danças tradicionaisOuço muita gente dizer que é muita terra para o índio, mas eu digo que é pouca, pois o Brasil era todo deles, afirmou Lula da Silva nas comemorações da demarcação das terras da Raposa Serra do Sol, durante o discurso que proferiu em Maturuca. Referindo-se às críticas sobre a quantidade de terra demarcada, acrescentou: a Raposa Serra do Sol tem dono e esse dono são os índios.
Entre as diversas actividades da visita, o presidente do Brasil, Lula da Silva, reuniu-se com os líderes das várias comunidades, tuxauas, na escola indígena José allamano e plantou uma árvore no jardim do monumento ao índio. Em Maturuca falta electricidade, telefone, água potável, saneamento básico. apesar de terem um posto de saúde, apenas têm médico de quinze em quinze dias. Nós precisamos fazer mais, cada vez mais. Lula da Silva prometeu rapidamente electricidade para que as crianças e jovens possam mais facilmente estudar.
Durante os 34 anos de luta pela posse da terra, foram assassinados 21 líderes. Não obstante o sangue derramado, os índios continuaram a sua luta, sem nunca terem recorrido à violência. Dos 340 quilómetros que separam Boavista, capital do estado do Roraima, e Maturuca, 180 são em terra batida e em muito mau estado e é preciso atravessar mais de 20 pontes todas em madeira. Convém que o motorista seja também mecânico.