O grande evento indígena aproxima-se do fim. a 19 de abril, hoje, estará presente Lula da Silva em Maturuca, Roraima. Celebra-se o Dia do índio
O grande evento indígena aproxima-se do fim. a 19 de abril, hoje, estará presente Lula da Silva em Maturuca, Roraima. Celebra-se o Dia do índioLula da Silva vai estar, hoje, presente em Maturuca, para a festa da homologação da reserva Indígena Raposa Serra do Sol. a chegada do presidente brasileiro está prevista para as 17 horas, [12 horas em Roraima]. Será recebido pelas lideranças e prefeitos indígenas, no meio de cantos e danças tradicionais. Seguir-se-á um almoço no malocão da festa, estrutura construída pelos indígenas para esta ocasião. a tarde conta com a apresentação da história da luta dos povos da região, práticas culturais indígenas e intervenções de ambas as partes.
a visita de Lula da Silva era um desejo do próprio presidente desde a homologação em abril de 2005. Ocorre numa data simbólica. a 19 de abril celebra-se o Dia do Índio, no Brasil. a efeméride foi instituída pelo presidente brasileiro, Getúlio Vargas, em 1943. Recorda o 19 de abril de 1940, ocasião em que vários responsáveis indígenas do continente participaram no Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, no México.