Bento XVI completa cinco anos de pontificado, numa altura em que o Vaticano enfrenta uma das mais graves crises da Igreja Católica
Bento XVI completa cinco anos de pontificado, numa altura em que o Vaticano enfrenta uma das mais graves crises da Igreja Católicaas acusações de abusos sexuais ensombram o momento actual. John allen Jr. ,especialista em assuntos do Vaticano, defendeu que a crise provocada pelos abusos sexuais cometidos por sacerdotes católicos contra menores é a mais grave dos primeiros cinco anos de Bento XVI como líder da Igreja Católica. E corre-se o risco de ela (crise) paralisar por meses e anos o seu pontificado. À BBC Brasil, o escritor salienta que o Pontífice fez, antes e depois de sua eleição, mais do que qualquer dirigente na Igreja para responder bem a esta crise .
Para o vaticanista todos estes escândalos, crises e controvérsias, de certa forma escondem do mundo os aspectos positivos deste pontificado e do Papa, cujo ensinamento é elogiado até por pensadores leigos. Isto demonstra, no entender de John allen Jr. uma crise de governo neste pontificado, porque o Eleito Papa a 19 de abril de 2005, num dos mais rápidos conclaves de sempre, o cardeal Joseph Ratzinger, suscitou logo de início muitas reservas, dado o seu papel à frente da Congregação para a Doutrina da Fé. O Pontífice, que sucedeu a João Paulo II, tem 83 anos, completados a 16 de abril.