a construção de uma barragem gigante na Etiópia põe em causa a vida de 200 mil indígenas. Uma petição apela à interrupção da sua construção
a construção de uma barragem gigante na Etiópia põe em causa a vida de 200 mil indígenas. Uma petição apela à interrupção da sua construção a organização de defesa dos direitos indígenas, Survival, desenvolve uma campanha que apela governo e financiadores à paralisação da construção da barragem. Em conjunto com outras entidades internacionais, divulga uma petição para impedir a continuação do projecto. Já conta com mais de oito mil signatários.
a barragem Gibe III será um verdadeiro desastre para os povos do vale do Omo. as suas terras e modos de vida serão destruídos e poucos sabem o que os espera, afirmou o director da organização, Stephen Corry, recentemente.
O projecto ameaça pelo menos 200 mil indígenas. Trata-se da maior barragem em África: 240 metros de altitude. a sua construção iniciou-se em 2006 e deveria estar concluída em 2012. Recorda-se que é financiado por instituições bancárias internacionais e pelo governo italiano. as previsões iniciais apontavam para um custo de 1. 4 biliões de euros.