Bento XVI vai estar em Malta este sábado e domingo, por ocasião dos 1950 anos do naufrágio de São Paulo
Bento XVI vai estar em Malta este sábado e domingo, por ocasião dos 1950 anos do naufrágio de São PauloNo domingo de manhã, o Papa celebrará a Eucaristia nas Granaries (em Floriana) e àtarde terá um encontro com os jovens, no cais do porto de La Valetta. Bento XVI estará pouco mais de 24 horas em Malta e terá um programa cheio, com vários encontros e a visita à a Gruta de São Paulo, em Rabat. Fará seis intervenções públicas, nesta que é a sua 14a viagem apostólica internacional e a oitava no continente europeu.
Emigração e valores cristãos são os temas privilegiados para esta viagem, ensombrada pelos casos de abusos sexuais perpetrados por membros do clero. O porta-voz do Vaticano, Frederico Lombardi acrescenta ainda o tema da tradição missionária e ainda as questões relativas à emigração .
Malta é um país de grande tradição católica. Dos 400 mil habitantes, 98 por cento são católicos. Recentemente, o Núncio apostólico Tomás Caputo salientou que a vida espiritual nas paróquias, nos institutos religiosos e nos movimentos eclesiais continua a dar frutos a nível de vocações masculinas, enquanto que desde há 25 anos, escasseiam as vocações femininas. Os 36 seminaristas no seminário maior de Malta e os 18 no seminário de Gozo, sem contar as dezenas de vocações para a vida religiosa, são um sinal da vitalidade da Igreja em Malta.