Menos de metade das pessoas não pode pagar por uma necessidade básica. Ironia trágica num país onde metade têm acesso a telefones móveis
Menos de metade das pessoas não pode pagar por uma necessidade básica. Ironia trágica num país onde metade têm acesso a telefones móveisMais pessoas têm acesso a um telemóvel do que a uma casa de banho na Índia, o segundo país mais populoso do mundo, segundo o texto de um conjunto de recomendações divulgado, esta quarta-feira, pela Universidade das Nações Unidas, sobre como reduzir o número de pessoas com saneamento básico inadequado.
É uma trágica ironia de pensar que, na Índia, um país já rico o suficiente para que metade das pessoas tenham telefones próprios, mas menos de metade não possa pagar a necessidade básica e a dignidade de uma casa de banho, afirmou Zafar adeel, director do Instituto das Nações Unidas para a Água, ambiente e Saúde e presidente da ONU-Água, um organismo de coordenação para os trabalhos relacionados com a água em 27 agências da ONU e seus parceiros.
a Índia tem cerca de 545 milhões de telemóveis, o suficiente para servir cerca de 45 por cento da população, mas apenas 366 milhões de pessoas ou seja 31 por cento da população tinha acesso ao saneamento básico em 2008.