De todo o mundo têm chegado ajudas para as vítimas do sismo que devastou o Haiti em Janeiro. Um apoio precioso que impediu um agravamento da situação
De todo o mundo têm chegado ajudas para as vítimas do sismo que devastou o Haiti em Janeiro. Um apoio precioso que impediu um agravamento da situaçãoO Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF)informaque não se verificam surtos significativos de doenças, nem um aumento da taxa de desnutrição. Esta é uma das principais conclusões avançadas pela organização, no seu último relatório sobre o Haiti. a eficiente resposta humanitária suavizou o cenário dramático pós-terramoto. Impediu o agravamento de uma situação já bastante complicada.
Segundo a agência, 200 mil mulheres e crianças receberam ajuda alimentar e 100 mil petizes beneficiaram de campanhas de vacinação. Os pequenos haitianos contam ainda com o auxílio dos centros de cuidados infantis. Os estabelecimentos abrigam 25 mil meninos e meninas, além de fornecerem alimentos e medicamentos. Mais de um milhão de vítimas da catástrofe natural tem acesso à água potável.
Há que realçar também a importância da reabertura de escolas no país. a educação é muito importante porque traz a criança e a população de volta a um certo grau de normalidade, explica Carel de Rooy, citado pela Rádio das Nações Unidas. Uma questão que importa não só aos petizes, mas também aos adultos, garante o representante da UNICEF, a trabalhar no Haiti.
apesar das conclusões encorajadoras, a UNICEF lembra algumas questões prioritárias. Entre elas estão o saneamento, o risco de violência contra mulheres e meninas em acampamentos e a fraca capacidade de actuação do governo.