polícia Federal, em Roraima, prepara acção para retirar os garimpeiros das áreas indígenas yanomami. O objectivo é garantir a protecção da floresta e das comunidades
polícia Federal, em Roraima, prepara acção para retirar os garimpeiros das áreas indígenas yanomami. O objectivo é garantir a protecção da floresta e das comunidadesO superintendente, Herbert Gasparini, informou que o primeiro passo será a identificação e localização dos trabalhadores clandestinos. Depois então poderão planear a operação com um reforço do número de efectivos. as dificuldades no acesso às terras dos yanomami vão dificultar e atrasar as operações. O acesso só pode ser feito por via área.
O nosso interesse é preservar o meio ambiente, principalmente impedir a devastação que os garimpeiros causam à natureza. O nosso objectivo é combater a mineração ilegal e os crimes do meio ambiente e ainda garantir a protecção das comunidades silvícolas, disse o responsável, segundo o CIR (Conselho Indígena de Roraima).
a associação yanomani, Hutukara, estima que haja cerca de dois mil garimpeiros dentro das suas áreas. Grupos de indígenas manifestaram-se recentemente frente à FUNaI (Fundação Nacional do Índio), reclamando da invasão dos seus territórios. a exploração ilegal de minérios afecta em particular as terras da comunidade indígena primitiva de Roraima – yanomami, mas também se verifica na reserva Raposa Serra do Sol.