Centenas de milhares são levadas e integradas à força por grupos rebeldes, no continente latino-americano. Os direitos das crianças não são respeitados
Centenas de milhares são levadas e integradas à força por grupos rebeldes, no continente latino-americano. Os direitos das crianças não são respeitadosLíderes estudantis denunciaram o recurso à mão-de-obra infantil e juvenil no âmbito dos conflitos armados, por parte de grupos de guerrilheiros peruanos. Os jovens e petizes são obrigados a vestirem uniformes e usarem armas, revelaram, segundo a agência adital. Casos semelhantes já foram divulgados pela comunicação social, anteriormente.
Em agosto de 2009, a televisão do Peru mostrava imagens de crianças que teriam sido recrutadas pelo Sendero Luminoso. O grupo maoísta foidado como extinto, na década de 1990, após a detenção do seu líder. O Fundo das Nações Unidas para a Infância, no Peru, condenou os grupos armados pela exploração de crianças. É notável o desrespeito pela Convenção dos Direitos das Crianças, adoptada em 1990.
O recrutamento de menores por grupos armados é uma realidade preocupante no continente latino-americano. Estima-se que haja mais de 300 mil crianças soldado na Bolívia, Brasil, Haiti, Paraguai, Peru e Chile. a Colômbia é dos países mais afectados. O conflito armado, que dura há várias décadas, envolve 14 mil petizes levados por grupos armados e paramilitares.