Depois de acordo de redução deste tipo de armamento, pelos EU a e Rússia, 47 países reúnem-se para acelerar o fim destas armas
Depois de acordo de redução deste tipo de armamento, pelos EU a e Rússia, 47 países reúnem-se para acelerar o fim destas armasQuarenta e sete países reúnem-se na capital americana, Washington, na próxima segunda-feira numa cimeira que visa impedir a proliferação nuclear. O encontro de alto nível – que acontece depois de um acordo bilateral entre EU a e a Rússia, para redução do armamento nuclear – aponta para o risco de armas nucleares caírem em mãos terroristas.
Uma agência das Nações Unidas com experiência comprovada no domínio estará no centro da iniciativa para oferecer a sua ajuda.
De facto, é reconhecido à agência Internacional de Energia atómica (aIEa) um papel significativo na protecção de instalações nucleares contra roubos e sabotagens, permitindo o uso seguro de combustíveis nucleares, apesar de perigosos; e no apoio a países para os proteger contra ataques radioactivos em grandes eventos, como os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, ou o Campeonato do Mundo de Futebol na África do Sul, a realizar em Junho.