Caiu o número dos que tentam a perigosa travessia em busca de uma vida melhor. Mas é a guerra que estará a travar os candidatos à migração
Caiu o número dos que tentam a perigosa travessia em busca de uma vida melhor. Mas é a guerra que estará a travar os candidatos à migraçãoO número de pessoas que realizavam a perigosa travessia de barco pelo golfo de aden, a partir do Corno de África para o Iémen, diminuiu quase para metade desde o início de 2010, revelou a agência de refugiados das Nações Unidas. Mas esta aparente boa notícia esconde outra realidade: a violência na Somália pode estar a impedir que muitos candidatos a imigrantes deixem o seu porto de partida.
Estima-se que 9. 400 pessoas de todos os países do Corno de África atingiram a costa do Iémen, desde o início deste ano, em comparação com os cerca de 17 mil entre Janeiro e Março de 2009, afirmou Melissa Fleming, porta-voz do alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (aCNUR).
a maior queda foi registada no número de recém-chegados da Somália. Cerca de 3. 200 refugiados somalianos chegaram este ano ao Iémen, o que é aproximadamente um terço dos que o fizeram durante o primeiro trimestre de 2009, exemplificou.