Programa de registo ampliado confere estatuto legal a milhares de deslocados no Equador. Possibilita-lhes o acesso a serviços básicos de saúde e educação
Programa de registo ampliado confere estatuto legal a milhares de deslocados no Equador. Possibilita-lhes o acesso a serviços básicos de saúde e educaçãoMais de 27 mil colombianos, refugiados a norte do Equador, receberam documentos de identificação. O registo dessas populações é fundamental para o seu reconhecimento como refugiados e acesso a determinados serviços. as equipes do alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (aCNUR)e do governo equatoriano viajaram até às áreas mais remotas no âmbito deste procedimento.
Muitos dos refugiados que se encontram em áreas mais deslocadas, a norte do país, vivem há anos sem acesso aos procedimentos de asilo. Isto devido ao medo, à falta de recursos ou pouca informação. as comunidades em causa tornam-se mais vulneráveis, sujeitas à marginalidade. Na américa Latina, a maioria dos refugiados têm de se deslocar até às cidades para se registarem.
a documentação facultada pelo programa de registo ampliado do aCNUR tem um impacto real na vida diária dos refugiados. Permite aos beneficiados de se deslocarem livremente no país e aceder aos centros de saúde, escolas, e outros serviços primários. actualmente, existem mais de 45 mil refugiados registados no Equador, na sua maioria colombianos. a agência das Nações Unidas estima que existam mais 100 mil pessoas com necessidade de protecção internacional.