Banco alimentar Contra a Fome quer conhecer a verdadeira dimensão do flagelo da pobreza em Portugal. Inquérito começa dia 15 de abril
Banco alimentar Contra a Fome quer conhecer a verdadeira dimensão do flagelo da pobreza em Portugal. Inquérito começa dia 15 de abrilO inquérito será feito a 60 mil pessoas carenciadas, em parceria com a Universidade Católica. O objectivo é traçar o perfil do pobre em Portugal: Idade, nacionalidade, com quem vive, como vive, onde mora, a escolaridade, o estado de saúde, rendimentos, despesas. a estes dados a que a pessoa tem de responder junta-se outras questões: Se tem empréstimos, subsídios, se trabalha, as necessidades alimentares, se passa fome, se sofre de solidão, se passa frio, se tem telemóvel, e televisão, consola de jogos, carro, se anda de transportes ou a pé, se come fora, se comemora o aniversário, se tem férias, se vota. No fim, a pergunta mais directa: É pobre? Só há duas alternativas: Sim ou Não.
Queremos conhecer as causas da pobreza, ter uma base de dados que permita ver a evolução das necessidades de ajuda alimentar, explicou ao Expresso a presidente da Federação dos Bancos alimentares contra a fome. Em Outubro deverão ser conhecidos os primeiros resultados e então criaremos um Observatório da Pobreza, explicou . Para a responsável já é tempo de sabermos com o que lidamos .