Um plano de acção, de acordo com uma resolução das Nações Unidas, dá mais protagonismo às mulheres na reedificação da paz no seu país
Um plano de acção, de acordo com uma resolução das Nações Unidas, dá mais protagonismo às mulheres na reedificação da paz no seu país a 26 de Março, o governo do país lançou um plano de acção nacional em defesa da paz e protecção das mulheres afectadas pelos conflitos armados. O programa tem quatro grandes objectivos: protecção e prevenção dos direitos das mulheres; reforço do poder de acção da população feminina tanto nas suas vidas comona sociedade; promoção e integração no processo deconsolidação da paz; desenvolvimento das suas capacidades.
O governo coloca, assim, em prática a resolução 1325 do Conselho de Segurança das Nações Unidas. O grande objectivo é incentivar os estados-membros a dar mais protagonismo às mulheres na prevenção e resolução de conflitos. É um passo na boa direcção, considera a directora da amnistia Internacional (aI)para a Ásia, organização que se congratula coma decisão. a medida vai ajudar as mulheres a agir como campeãs da paz e defensoras dos direitos humanos, diz Donna Guest.
as Filipinas são palco frequente de conflitos armados. Já era tempo do governo se preocupar com as necessidades específicas das mulheres e jovens do país, considera a directora da aI. Há muitas mulheres a dar à luz em campos de deslocados, sobrelotados e sem condições. Educam sozinhas os filhos, pois os maridos deslocam-se para longe para ganhar a vida. Inúmeras jovens menores são obrigadas a trabalhar como domésticas fora das suas aldeias, para ajudar no sustento da casa.