Ban Ki-moon pede acção para que as cidades do mundo sejam mais acolhedoras. Há uma tendência migratória das populações pobres para os grandes centros
Ban Ki-moon pede acção para que as cidades do mundo sejam mais acolhedoras. Há uma tendência migratória das populações pobres para os grandes centrosO secretário-geral das Nações Unidas fez um apelo em defesa da qualidade de vida nas cidades. Melhorar a saúde urbana exige acção dos governos, nassuas mais diversas áreas, e a sensibilização de toda a sociedade. O crescente aumento do número de pessoas a viver em cidades multiplica os problemas. Saneamento, poluição, circulação, crime e violênciatornam-sepreocupantes entraves num cenário de rápida urbanização sem planeamento.
Em fins de Março, o Brasil acolheu V Fórum Urbano Mundial. O evento debateu as muitas questões que os citadinos enfrentam no seu dia-a-dia. actualmente, verifica-se que há uma tendência de migração das populações pobres, inclusive de grupos indígenas, para os grandes centros urbanos. Ban Ki-moon lembrou que, pela primeira vez na história, existem mais habitantes nas cidades do que nas zonas rurais. a mensagem foi transmitida por ocasião do Dia Mundial da Saúde, celebrado a 7 de abril.