a zona abriga um terço das reservas nacionais de carvão. as estimativas apontam para 260 mil milhões de toneladas. a província conta com 2200 minas
a zona abriga um terço das reservas nacionais de carvão. as estimativas apontam para 260 mil milhões de toneladas. a província conta com 2200 minas a inédita operação de salvamento de 114 mineiros do fundo de uma mina inundada, nos últimos dois dias, é objecto de uma intensa cobertura mediática na China.com efeito, trata-se de um caso raro em toda a história dos acidentes em minas na história do país asiático. Ontem, 7 de abril, os socorristas procuravam pelos restantes 39 mineiros que ficaram presos na mina, oito dias antes. Segundo o jornal Le Monde, as equipes encontraram cinco das vítimas já sem vida, mas prosseguem as buscas de outros potenciais sobreviventes.
O acidente deu-se numa mina de carvão na província de Shanxi, a norte da China. a região é a mais afectada por acidentes do género, tanto nos empreendimentos públicos como privados. O seu subsolo é rico em carvão: as estimativas apontam para 260 mil milhões de toneladas. Um terço das reservas nacionais desse minério provém de Shanxi, revela o jornal.
O grande número de incidentes na zona obrigou a maiores cuidados com a segurança nas minas. actualmente, contabilizam-se 2200.com o objectivo de reduzir este número até ao fim do ano, procedeu-se ao encerramento de empreendimentos clandestinos e fusão de minas privadas e públicas. as estatísticas oficiais apontam para uma redução de 40 por cento no número de vítimas, entre 2008 e 2009. Contudo, na província morreram 200 mineiros, no último ano.