Fábrica inaugurada na Beira produz alimento terapêutico para recuperar menores de cinco anos, que sofrem de desnutrição aguda, sem internamento hospitalar
Fábrica inaugurada na Beira produz alimento terapêutico para recuperar menores de cinco anos, que sofrem de desnutrição aguda, sem internamento hospitalar O tratamento é ambulatório, pode haver o seguimento na comunidade e num máximo de oito semanas a beneficiária (criança que sofre de desnutrição) pode recuperar , disse à Lusa Maaike arts, especialista em nutrição da UNICEF, entidade das Nações Unidas para a infância, que financiou a fábrica. Calcula-se que em Moçambique, quatro por cento das crianças com menos de cinco anos sofrem de desnutrição aguda, que equivale a 3,6 milhões. Destas, um por cento sofre de desnutrição aguda grave, equivalente a 43 mil.
a fábrica inaugurada a 5 de abril na cidade da Beira, no centro de Moçambique, tem capacidade para produzir anualmente 500 toneladas de alimento Terapêutico Pronto para Uso (aTPU). Trata-se de um composto à base de amendoim, leite em pó, óleo, açúcar, vitaminas e minerais, em doses indicadas para crianças de tenra idade. Normalmente o tratamento da desnutrição aguda é feito no hospital, implicando muitas vezes o internamento das crianças. a especialista em nutrição Maaike arts disse que o aTPU vai aumentar as intervenções nutricionais em todo o país.
Com uma dezena de trabalhadores, a fábrica é a primeira do género em Moçambique. Na República Democrática do Congo, República Dominicana, Etiópia, Índia, Madagáscar, Malawi e Tanzânia e outros países já funcionam fábricas semelhantes. Cada dose de 220 gramas de aPTU custa um dólar e dez cêntimos. O amendoim, óleo e leite em pó são nacionais. Os restantes produtos são provenientes da França , disse Paulo Bíngua, director da fábrica.