é necessária uma estratégia nacional de forma a combater os crimes cometidos pelo grupo rebelde. Este é causa de muito sofrimento na República Democrática do Congo
é necessária uma estratégia nacional de forma a combater os crimes cometidos pelo grupo rebelde. Este é causa de muito sofrimento na República Democrática do CongoUm massacre em Makombo, no nordeste da República Democrática do Congo, em Dezembro de 2009, vitimou 321 civis. Os ataques perpetrados pelo Exército de Resistência do Senhor, grupo rebelde responsável por inúmeras violências, duraram quatro dias. além das vítimas mortais, contabilizam-se também 250 raptos, entre os quais 80 crianças.
a Human Rights Watch caracteriza o massacre como um dos piores em 23 anos de uma história sangrenta. Contudo, foi abafado durante meses; só tendo sido tornado público nas últimas semanas. as atrocidades mostram que o grupo rebelde permanece uma grave ameaça para os civis e não um grupo enfraquecido, como afirma o governo do Uganda e da RD Congo. Requer-se uma estratégia regional para por fim às atrocidades cometidas pelo grupo rebelde e apreender os seus dirigentes, alerta a organização de direitos humanos.